quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Questões sobre Crise Econômica e Correção

1-(ESAF-2012) A formação de blocos de países é uma característica marcante da ordem global contemporânea. A União Europeia (UE) é, provavelmente, o melhor exemplo de superação de históricas divergências para o êxito do projeto integracionista. No que se refere à UE e aos seus mais recentes problemas, assinale a opção correta.
  1. Ao liderarem o processo de criação da UE, Alemanha e França reafirmaram os laços da histórica aliança que os une, fato decisivo para assegurar o isolamento do Reino Unido no contexto continental.
  2. A atual crise a envolver a UE é essencialmente financeira, colocando em sério risco a estabilidade do euro, moeda única adotada por todos os países integrantes do bloco.
  3. Com o objetivo de superar a atual crise e depois de difíceis negociações, os países da UE decidiram que as respectivas Constituições nacionais deverão incluir a obrigatoriedade de orçamentos equilibrados.
  4. A exclusão da zona do euro de países com economia em crise, como Grécia, Itália, Portugal e Espanha, foi uma saída radical entendida como necessária para salvar o projeto integracionista europeu.
  5. Demonstrando absoluta maturidade política e compreensão acerca da gravidade da situação, a opinião pública dos países em crise econômica, a exemplo da grega e da portuguesa, apoiou as medidas de austeridade propostas.


2-(CESPE-2012) Com relação à atual crise econômica mundial e aos seus efeitos na economia brasileira, assinale a opção correta.
  1. Para mitigar os efeitos da crise internacional sobre a economia brasileira, o governo optou pela redução dos investimentos no setor produtivo, por serem eles os principais responsáveis pelo déficit na balança comercial do país.
  2. Para atrair investimentos estrangeiros e minimizar os efeitos da crise mundial sobre a produção da indústria nacional, o governo brasileiro vem adotando, desde o primeiro semestre de 2012, a estratégia de elevação contínua das taxas de juros SELIC.
  3. Apesar do emprego de estratégias econômicas por parte do governo brasileiro, no primeiro semestre de 2012, registrou-se queda na produção da indústria nacional.
  4. A fim de promover um novo modelo de transporte público de mercadorias e permitir a diminuição dos custos da produção brasileira, consoante os princípios do desenvolvimento sustentável, o governo brasileiro cancelou os incentivos fiscais concedidos ao setor automotivo, principalmente no que tange aos caminhões.
  5. Para controlar a inflação na época de crise econômica mundial, o governo brasileiro adotou medidas de contenção do consumo, como a elevação dos juros cobrados pelos bancos públicos para o financiamento de bens de consumo.



3-(VUNESPE-2011) Os desafios impostos ao país se intensificam e prolongam a agonia de sua situação econômica, agravada desde a crise financeira de 2008. A tentativa de formar um novo governo, anunciada pelo premie George Papandreou, é uma medida extrema para que o país possa ser socorrido pela Comunidade Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional o mais rápido possível. O pacote necessário pode chegar a mais de 100 bilhões de euros. Para ser aprovado,as entidades financeiras estão exigindo mais cortes de gastos e mais austeridade fiscal do país, além de um programa de privatização das empresas estatais de até 50 bilhões de euros.(gl.globo.com, 16.06.2011. Adaptado)
O país ao qual a notícia se refere é a:
  1. Alemanha.
  2. França.
  3. Grécia.
  4. Itália.
  5. Polônia.


4-(CESPE-2011)As características marcantes do atual estágio da economia mundial, comumente chamado de globalização, incluem a:
  1. capacidade de produção ainda limitada em face dos baixos índices de desenvolvimento científico e tecnológico.
  2. vigorosa regulamentação da economia e estímulo à presença cada vez maior do estado na direção de empresas.
  3. tendência ao protecionismo como forma de reduzir a presença dos países mais ricos no comércio internacional.
  4. concentração das cadeias produtivas em países economicamente mais sólidos, apesar dos custos de produção maiores.
  5. crescente interdependência entre os atores econômicos mundiais, como governos, empresas e movimentos sociais.


5-(AOCP-2012)A chamada “crise do Euro” é, na verdade, uma crise econômica do capitalismo e particularmente europeia. São muitos os motivos e os problemas que afetam os países do Euro. Assinale a alternativa correta a respeito dessa crise na economia de países europeus.
  1. O Euro unificou as economias dos países que aderiram ao mesmo, uniformizando os investimentos na produção e no consumo de bens, havendo consenso entre os países membros, sobre esse assunto. A zona do euro substituiu, com vantagens, o antigo pacto da União Europeia, que deixou de existir.
  2. Os bancos, com seus financiamentos e taxas de juros, constituem um elemento importante da crise europeia que pode ser entendida, também, como uma crise do sistema financeiro, visto que cobram dos países aos quais fizeram empréstimos, juros e/ou dividendos que não condizem com os lucros da economia desses países devedores. Ocorre que os juros, por exemplo, estabelecidos pelos credores crescem mais do que os dividendos ou lucros reais das empresas devedoras.
  3. A crise do Euro manifestou-se principalmente em países da Europa Oriental, como a Grécia. Mas em vista do isolamento dessas nações, vem afetando pouco os países mais desenvolvidos da Europa Ocidental, como França e Espanha.
  4. A crise do euro não envolve problemas de liquidez ou de falta de dinheiro no mercado europeu. Portanto, a inflação não é uma ameaça ao sistema. Igualmente, o princípio do socorro mútuo e da partilha das dívidas de forma igualitária entre todos os países membros, afasta o risco de uma economia ruir.
  5. Apesar de a crise europeia estar ameaçada pela recessão e/ou pelo endividamento de alguns países, como a Itália, a Alemanha e a Grécia, há um entendimento entre os países do Euro que o bloco deve permanecer unido e que o setor público é o único que ainda não foi atingido e não apresentou déficit, constituindo o principal suporte da crise do setor privado.


6- (CESPE-2010) “Sob temores de que a crise grega contagie outras economias da região, a União Europeia (UE) aprovou pacote de socorro no valor de US$ 650 bilhões a países da zona do euro em dificuldades financeiras. Além disso, o Fundo Monetário Internacional fará uma extensão de crédito a países europeus. As notícias sobre o acordo levaram otimismo a investidores, após uma semana de forte turbulência. O pacote grego vem gerando pesados protestos no país e levando insegurança ao dia a dia da população.” O Globo, 10/5/2010, capa (com adaptações).
O texto refere-se a um quadro de crise econômico-financeira que remete a algumas das mais expressivas características da denominada globalização. No que concerne a essas características, assinale a opção correta.
  1. A profunda interdependência entre as economias amplia as possibilidades de uma crise deixar de ser apenas local e contaminar os demais mercados.
  2. Capacidade de produção normalmente maior que a demanda constitui desequilíbrio que leva à falência de empresas e ao aumento dos índices de desemprego.
  3. Modestos investimentos em ciência voltada para o sistema produtivo acarretam insatisfatório nível de inovações tecnológicas e retração nas vendas.
  4. Embora em considerável expansão, o comércio mundial ainda se mantém livre de controle, sem se submeter a instâncias de regulação e fiscalização.
  5. Simétrica por excelência, a globalização compartilha as oportunidades de desenvolvimento e reduz a histórica distância entre países ricos e pobres.


7- (ESAF-2012) Muitos acontecimentos, ao longo de 2011, podem ser classificados como históricos, seja pelo impacto que causaram, seja pelas repercussões que ainda podem se desdobrar por muito tempo. A respeito desses fatos, assinale a opção correta.
  1. Diferentemente dos protestos no Egito, a atual onda contrária ao regime político russo – especialmente voltada contra o sistema de poder implantado por Putin – ainda não consegue fazer uso da chamada blogosfera.
  2. A chamada Primavera Árabe, cujo ponto de partida foi o solitário gesto de um homem comum ao se imolar, representou o caminho sem volta dos países árabes em direção à democracia laica ocidentalizada.
  3. Na Argentina, depois de apertada reeleição, a presidente Cristina Kirchner começa o segundo mandato demonstrando disposição para o diálogo com a oposição e oferecendo benesses à grande imprensa de seu país.
  4. A crescente redução da presença do petróleo no sistema produtivo contemporâneo, substituído por fontes limpas de energia, explica a perda da importância relativa do Oriente Médio na geopolítica mundial.
  5. Aparentemente fechando um ciclo, que trouxe pesadas perdas e indiscutível desgaste para a imagem de seu país, o presidente Barack Obama anuncia ter chegado ao fim a guerra no Iraque, após nove anos.


8-(CESGRANRIO-2012) Em 2011, um dos países da União Europeia (EU) passou a enfrentar um de seus momentos econômicos mais difíceis, com redução de salários, criação de novos tributos – como o imposto da solidariedade – e muitos assalariados trabalhando sem receber. Estima-se que, em decorrência desse momento, até 2015, 120 mil assalariados com mais de 53 anos devem deixar o emprego. Um programa de ajuda financeira foi, então, colocado em prática pela EU, liderado pela Alemanha, a fim de recuperar a situação do país em crise.
O país europeu que, ao longo de 2011 e 2012, vive a crise descrita é a
  1. Suécia
  2. Holanda
  3. Grécia
  4. França
  5. Finlândia


9-(FUNDEP-2012) Sobre a redução da taxa de juros no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
  1. a busca pelo equilíbrio no sistema econômico depende de outros fatores que somente poderão ser controlados se houver intervenção do Governo de forma saudável como, por exemplo, não adotar uma postura protecionista.
  2. a capacitação dos profissionais brasileiros permite que sejam recolocados rapidamente e possam colaborar para o aumento da produção e empregabilidade, contribuindo para o aumento do PIB, gerando impostos e buscando a redução da dívida interna e externa por meio do aumento do superávit primário.
  3. a redução dos juros poderá ajudar, inclusive, o aquecimento do consumo; o grande problema não está somente nos juros mas também no crescimento da economia brasileira, cuja expectativa do Banco Central para 2012 é da ordem de 3,5 a 4%.
  4. o Banco Central do Brasil reduziu novamente a taxa de juros em 0,75 ponto percentual, reflexo das metas traçadas pelo Governo na busca da redução das taxas de juros e do aquecimento do mercado interno frente aos problemas internacionais com a economia.


10 - (Cesgranrio- 2012 – BB) Em novembro de 2011, o governo da Grécia desistiu de convocar um referendo popular, cedendo à pressão dos líderes europeus preocupados com o futuro do continente.
Esse referendo popular decidiria sobre a(o)
a) aliança estratégica com os países dos Bálcãs
b) ajuda humanitária oferecida pelas Nações Unidas
c) presença das forças militares da OTAN na Europa
d) pacote de socorro financeiro do resto da Europa
e) efeito político da Primavera Árabe na economia grega


11-(CESPE - 2011) Depois de longo processo de maturação, a União Europeia (UE) foi criada e é hoje o maior bloco econômico mundial. Entre os problemas evidenciados pela atual crise que envolve a UE, um dos mais graves é o que atinge países como Grécia, Portugal, Espanha, Itália e Irlanda, caracterizado pela existência de significativos déficits orçamentários. Em suma, esse tipo de déficit pode ser entendido como a
a) exportação sempre superior à importação, que gera desequilíbrio.
b) diferença entre o que o país gasta (mais) e o que ele arrecada (menos).
c) excessiva valorização do euro ante o dólar, que leva à inflação.
d) recusa do país em aceitar as normas gerais da UE, enfraquecendo-a.

e) ampliação descontrolada do número de desempregados no país.


Correção comentada

Questão 1 - resposta: C
Não há isolamento do Reino Unido, que faz parte da União Europeia, mas não está na Zona do Euro, ou seja, não aderiu ao uso do euro. Dos 28 países da EU, apenas 17 usam o euro. A inclusão da obrigatoriedade de orçamentos equilibrados nas constituiçoes respectivas de cada pais, pois foi justamente o desequilíbrio - e a maquiagem- das contas publicas o principal fator para a crise do euro.
(Obs: O Reino Unido é uma união política de quatro nações constituintes: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales.)


Questão 2 - resposta: C
O Brasil aumentou os investimentos no setor produtivo, abaixou a taxa SELIC (que já voltou a subir), entretanto houve queda na produção da industria nacional. Aumentou os incentivos fiscais concedidos ao setor automotivo e incentivou o consumo.

Questão 3 - resposta: C
George Papandreou era o primeiro ministro da Grécia, quando a crise foi deflagrada, principalmente pela necessidade de ajuda financeira de grande volume por parte desse pais. A Alemanha é a principal economia da EU, a França apresenta níveis altos de desemprego, mas não precisa de ajuda financeira. A Itália também está com a economia abalada, mas não apresenta pedido de socorro financeiro. A Polônia não configura quadro de crise econômica.

Questão 4 - resposta: E
Teoricamente, “a Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais”. Esse processo ampliou a comunicação permitindo a expansão de ideias e mercados, então pode-se afirmar que há uma interdependencia entre os atores econômicos mundiais, como governos, empresas e movimentos sociais, embora os movimentos sociais não tenham alcançado um entrelaçamento tão forte como ocorreu na economia.

Questão 5 - resposta: B
A crise do Euro é uma crise de crédito e do sistema financeiro, assim como a crise de 2008, portanto os bancos são os pilares dessa crise. Sobre as alternativas erradas, a letra “a” existem várias sentenças erradas : “uniformizando os investimentos na produção e no consumo de bens”; “consenso entre os países membros”; “antigo pacto da União Europeia”. Na letra “c”, o erro é afirmar que a crise afeta menos a França e a Espanha, logo que afeta mais os PIGS ( Portugal, Itália, Grécia, e Espanha), e a França teve sua nota de risco rebaixada recentemente; na alternativa “d”, o erro é que um dos problemas da crise é exatamente a falta de liquidez dos investimentos; e na alternativa “e”, o problema é que o setor público fora muito atingido sendo um dos baluartes da crise.

Questão 6 - resposta: A
Mesmas caracteristicas da globalizaçao mencionadas na questão anterior. Forte interdependencia das economias, criando efeito-dominó. Altos investimentos nas áreas de ciência e tecnologia visando aumento da produção. Ainda há regulações, estabelecidas principalmente pela OMC - Organização mundial do Comércio). Não há simetria entre as economias. A globalizaçao pode, em alguns casos, acentuar as disparidades entre as nações.

Questão 7 - resposta: E
A oposição ao governo Putin é feita principalmente na blogosfera, dada a pouca liberdade de imprensa no pais. O processo no Egito nao levou (nem tinha a intensão clara de levar) à uma democracia laica ocidentalizada. Na Argentina a liberdade de imprensa também não é significativa, bem como o dialogo com a oposição. A adoção de fontes limpas ainda é insignificativa, portanto o Oriente Médio ainda tem grande importância no mapa geopolítico. Obama anunciou a retirada definitiva das tropas do Iraque, finalizando a intervenção que resultou na retirada de Saddan Hussein do poder.

Questão 8 - resposta: E
Ver questão 3.

Questão 9 - resposta: A
Um dos problemas da economia nacional é exatamente a absorção e a qualificação de mão-de-obra, o que vai contra a afirmação da assertiva “A” que fala de uma absorção rápida e de capacitação. Portanto, se configurando na resposta correta.

Questão 10 - resposta: D
Como a crise grega se trata de uma crise financeira de crédito causada, entre outros fatores, pelos elevados gastos públicos e pelo endividamento que expôs a dificuldade de saneamento das contas públicas grega, uma das formas de conter a crise foram medidas de austeridade e enxugamento dos gastos públicos, além de contração do socorro financeiro promovido pelo Fundo de Resgaste Europeu. Devido a impopularidade das medidas de austeridade propostas, o então primeiro-ministro George Papandreau convocou um referendo para a população votar sobre o pacote anticrise, logo que determinava o futuro do país.


Questão 11 - resposta: B
Exportaçao superior a importaçao é sempre favorável na balança comercial do país. O gasto publico do pais com salários, pensoes, contas do Estado superior à arrecadaçao atraves de impostos é prejudicial para o pais, gerando divida publica, razão pela qual alguns países recorrem à emprestimos externos. A valorização do euro frente ao dolar nao gera necessariamente inflaçao. Isso depende tambem de outros fatores. Todos os paises da EU aceitam suas regras. A ampliaçao do desemprego é uma consequencia da crise, e não uma causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário