quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Questões Meio Ambiente

1-(FUNIVERSA-2012) A questão ambiental entrou na agenda política do mundo contemporâneo. Governantes, cientistas e organizações sociais, independentemente das posições assumidas, buscam meios de aprofundar o conhecimento acerca do tema, como forma de subsidiar tomada de decisões no enfrentamento do problema. Da Conferência de Estocolmo (1972), passando pela Rio-92 e chegando à Rio+20, um princípio ecológico é abraçado por ambientalistas e, sendo emblemático da luta pela preservação da vida, pode ser assim sintetizado:

a) Aliar desenvolvimento econômico aos limites do planeta é desafio que diz respeito aos governos de países emergentes, fugindo da alçada dos demais Estados e atores sociais.

b) A preservação de todas as formas de vida no planeta requer o imediato retorno às condições de produção existentes no mundo antes do advento da Revolução Industrial.

c) A volta à agricultura de subsistência, com o abandono das práticas econômicas ditadas pelos mercados, é condição essencial para o fim das emissões de CO2 na atmosfera.

d) Inexistentes no passado, os desastres naturais que atemorizam o mundo contemporâneo, a exemplo de terremotos e maremotos, estão diretamente ligados às atuais mudanças climáticas.

e) A necessária adequação do sistema produtivo à capacidade de regeneração do planeta implica não consumir nem descartar mais produtos que a Terra é capaz de suportar.



2-(CESPE-2013) O ano de 2012 provavelmente ficará na história como um período de eventos climáticos extremos, tendência que se tem mantido nas primeiras semanas de 2013. A China vem enfrentando o pior inverno dos últimos trinta anos; a Austrália sofre com queimadas por todo o país e teve, nos quatro últimos meses de 2012, o período mais quente de sua história; o Paquistão foi inundado por enchentes inesperadas em setembro; o Brasil conviveu com uma de suas primaveras mais quentes; e, nos EUA, o último ano registrou a mais alta temperatura na parte continental do país.

Folha de S.Paulo, 12/1/2013, p. C8 (com adaptações)

A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

( ) Em meio aos eventos climáticos extremos que aconteceram em 2012, com invernos rigorosos e fortes ondas de calor que assustaram o mundo, o furacão Sandy atingiu vigorosamente Nova Iorque, paralisando por algum tempo a mais importante cidade norte-americana.

( ) Há consenso entre especialistas e ambientalistas de que mudanças climáticas e efeito estufa decorrem da ação humana sobre a natureza. Em escala global, esse processo se intensificou a partir da Revolução Industrial.


3-(FEPESE-2013) Notícias dão conta de que uma grande cidade de um país asiático sofreu, em um recente final de semana, com o pior nível de qualidade do ar já registrado em sua história. Os índices de poluição chegaram a ser 30 a 40 vezes mais elevados do que os recomendados.O desastre, certamente, guarda íntima relação com o enorme crescimento econômico do país, o mais populoso e a segunda economia do planeta.

Assinale a alternativa que indica a cidade e o país a que o texto faz referência.

a) Déli, Índia.

b) Pequim, China.

c) Moscou, Rússia.

d) Hong Kong, Taiwan.

e) Tóquio, República Popular da China.



4-O vertiginoso aumento da população e o consequente aumento do consumo de alimentos e matérias primas têm causado grande preocupação aos cientistas e governantes.

Assinale a alternativa que indica uma dessas preocupações.

a) Buscar formas de diminuir a produção do campo, mantendo um equilíbrio ambiental.

b) Buscar formas de aumentar a produção do campo, mantendo um equilíbrio ambiental.

c) Promover o crescimento demográfico, sem aumentar a produção do campo, e mantendo um equilíbrio ambiental.

d) Promover o crescimento demográfico e aumentar a produção do campo sem preocupações com o dito equilíbrio ambiental.

e) Buscar formas de diminuir o consumo de alimentos, baixar a produção agrícola e permitir o aumento da população, sem preocupação com o equilíbrio ambiental.



5-(IESES-2011) O mercado de créditos de carbono começou a funcionar antes mesmo da entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, considerado o tratado internacional de maior importância sobre meio ambiente. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Cada tonelada de CO2 não emitida pelos países do Anexo II pode ser “vendida” para as nações industrializadas do Anexo I.

II. O objetivo principal do tratado é reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

III. As empresas que conseguem reduzir a emissão de gases além da meta ficam impossibilitadas de comercializar o excedente, gerando assim um mercado de compra e venda de créditos de carbono entre empresas e setores da economia.

IV. A principal ferramenta de emissão dos créditos é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que consiste justamente na implementação de projetos que se utilizem de práticas e tecnologias capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A alternativa que apresenta os itens corretos é:

a) Apenas a assertiva III está correta.

b) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

c) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

d) Apenas as assertivas I e II estão corretas.



6-(IESES-2011) O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou dados que demonstram o crescimento do desmatamento na região amazônica, sendo registrado, em maio de 2011, o desmatamento de 165 km² de floresta. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Com o desmatamento desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e das consequências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da Terra.

II. Devido à dificuldade de fiscalização e à pouca infra-estrutura na maior parte da região, alguns moradores se vêem forçados a contribuir com a venda de madeira ilegal por não terem nenhum outro meio de renda ou mesmo por se sentirem coibidos pelos madeireiros.

III. A chamada “Amazônia Legal” compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

IV. O desmatamento afeta a biodiversidade e a vida da população local, desprovida dos recursos da maior bacia de água doce do planeta, que acabam dependentes da ajuda do governo e de organizações não-governamentais.

A alternativa que apresenta os itens corretos é:

a) Apenas a assertiva I está correta.

b) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

c) Apenas a assertiva IV está correta.

d) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.



7-(CEFET-BA-2010) Mais da metade da população mundial já vive nas cidades e os problemas decorrentes desse fato tendem a se agravar, principalmente nos países pobres, onde o crescimento é muito mais acelerado.

As informações contidas no texto e os conhecimentos em relação aos problemas enfrentados pelas grandes cidades do mundo permitem afirmar:

a) A falta de coleta de lixo, em aglomerações urbanas de países pobres, provoca contaminação da água, e a ausência de galerias pluviais torna as enchentes, nessas áreas, mais graves, ocasionando doenças, a exemplo da leptospirose.

b) A rápida mobilidade social, nas grandes cidades dos países em desenvolvimento, só tem sido possível nos últimos dois anos, em função do aumento dos empregos formais e da queda acentuada do custo de vida.

c) A expansão horizontal das cidades se constitui um sério problema em termos de estrutura geral, motivo que levou, tardiamente, o governo do Rio de Janeiro a iniciar o projeto de construção de muros ao redor de suas favelas, para estimular o crescimento vertical nesse tipo de ocupação.

d) O setor de transporte é o principal problema enfrentado pelas cidades brasileiras e a tendência é a diminuição da frota para minimizar custos com combustíveis, enquanto o país não se tornar de fato autossuficiente em petróleo.

e) A violência extrema, nas megacidades dos países desenvolvidos, resulta do aumento crescente da população e do consumo, sobretudo por parte dos imigrantes.



8-(CEFET-BA-2010) Quanto à escassez da água para utilização humana, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O cenário de escassez de água deve-se apenas à irregularidade na sua distribuição, pois o aumento das demandas e a degradação da qualidade da água constituem uma questão de mau gerenciamento do seu uso.

( ) A disputa pela água escassa tem feito surgir situações hidroconflitivas, especialmente no Oriente Médio, onde a competição pelo controle do vale do rio Jordão é um dos pontos da explosiva questão palestina.

( ) O Brasil é um dos poucos países do mundo a não enfrentar o estresse hídrico em decorrência de fatores, como a baixa densidade demográfica, a elevada pluviosidade e a reduzida contaminação dos mananciais.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:

a) F F V c)V F V

b) F V F d)V V F


9-(CESPE-2012) “Dois séculos após o início da Revolução Industrial, o carvão ainda hoje é a principal fonte geradora de energia elétrica do mundo. Países como Estados Unidos da América, Japão, China, Índia, África do Sul e Rússia são tão dependentes do carvão, no século XXI, quanto era a Inglaterra, no século XIX. No Brasil, o carvão responde por 1,5% da matriz energética; no mundo, ele representa 41%. Preço baixo, oferta abundante e estoques longevos transformaram o carvão em uma fonte de energia atraente do ponto de vista econômico, mesmo respondendo por 30% a 35% das emissões globais de gás carbônico.”

O Globo, caderno Amanhã, 31/7/2012, p. 22 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele suscitado, julgue os itens seguintes.

( )O carvão é um importante agente da intensificação do efeito estufa, do qual decorre o fenômeno da alteração climática em escala planetária, o denominado aquecimento global.

( ) A matriz energética dos países integrantes do BRICS está firmemente ancorada no carvão, com exceção da matriz brasileira, em cuja composição o percentual desse elemento é, relativamente, pequeno.

( ) A preocupação ambiental, praticamente inexistente no passado e ao longo das primeiras fases da Revolução Industrial, ganha espaço no mundo contemporâneo. O desafio da atualidade é produzir sem poluir, preceito seguido, em consenso, pelos países ricos, emergentes e pobres.


10-(CESPE-2012) A redução das emissões de CO2 é um compromisso com o qual todos os países asseguram estar envolvidos. Na prática, porém, a promessa está longe da realidade. Estudo recente ressalta que, em 2010, a liberação de gases de efeito estufa atingiu o nível recorde de 10 bilhões de toneladas de CO2 — 5,9% a mais que em 2009. Os dados são alarmantes, mas não o suficiente para levar chefes de Estado e governo a Durban, sede da 17.ª Conferência do Clima.

O Globo, 6/12/2011, p. 35 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens consecutivos.

( ) Além de contar com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Organização das Nações Unidas tem-se notabilizado por organizar grandes conferências mundiais voltadas para as questões ambientais e para a promoção do desenvolvimento sustentável.

( ) O êxito da campanha mundial em favor do desenvolvimento sustentável pode ser mensurado por algumas vitórias significativas, como, por exemplo, a redução da produção e do consumo de plástico em escala universal.

( ) O aquecimento global é considerado atualmente um problema de dimensão preocupante por envolver mudanças climáticas que afetam a vida no planeta.

( ) Em decorrência da poluição atmosférica, que atingiu níveis bastante elevados, as posições e os interesses de especialistas, organizações sociais e políticos em geral convergiram nos últimos anos.

( ) A China, por possuir um desenvolvimento econômico que se baseia na agricultura orgânica e na industrialização tecnologicamente avançada, é um dos países que menos emitem CO2 na atmosfera.


11- (ESAF-2012) Sabe-se que a urbanização trouxe progresso, além de ter contribuído para a melhoria da vida das populações. Todavia, é inegável que ela também trouxe muita sujeira ao longo de sua trajetória. Nos dias de hoje, uma das questões essenciais é o que fazer com o gigantesco volume de detritos produzidos pelos grandes centros urbanos e como transformá-lo em riqueza. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

a) Uma das falhas mais sentidas do marco regulatório brasileiro acerca do lixo é a inexistência de distinção entre resíduo e rejeito.

b) A apreensão de descartes hospitalares em Pernambuco, em 2011, apoia-se na legislação que proíbe a importação de detritos.

c) A atual legislação brasileira estimula a disseminação dos lixões pelos municípios para o depósito de material orgânico inservível.

d) Os aterros sanitários são considerados ambientalmente insustentáveis, razão pela qual a lei brasileira em vigor não mais os admite.

e) No Brasil, o incentivo à reciclagem se faz à margem da chamada logística reversa, ou seja, o fornecedor não pode receber de volta o material descartado.


12 - (ESAF-2012) Recente relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) informa que, nas duas últimas décadas, a população cresceu 26% (são 1,45 bilhão de pessoas a mais) enquanto o consumo de recursos naturais aumentou 40%. As emissões de gás carbônico aumentaram 36% no mesmo período. A propósito desse quadro, assinale a opção correta.

a) O uso acelerado de recursos naturais é um sinal de alerta para o planeta, que pode vir a enfrentar a exaustão de recursos estratégicos.

b) Apesar de seu efeito poluidor, as emissões de gás carbônico ainda não podem ser relacionadas às mudanças climáticas, a exemplo do aquecimento global.

c) Em geral, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos países é inversamente proporcional ao aumento do consumo de recursos naturais.

d) Nos últimos anos, verifica-se aparente paradoxo ambiental: enquanto o nível do mar tem aumentado, recua significativamente o número de catástrofes naturais.

e) O relatório do Pnuma demonstra que já não há mais possibilidade de se alterar a trajetória de tendências perigosas que ameaçam a vida humana no planeta.


13 - ( FCC - 2013) A Rio+20 prometia surtir tanto efeito quanto a ECO 92. Mas a rodada de negociações acabou em um documento que, de tão vago, chegou a ser criticado pelo secretário-geral da ONU. Como de costume, alguns países não ajudaram – pelo contrário, trataram o evento com descrédito.
(Isto é. 26/12/2012. Ano 36. n. 2250. p. 118)

O texto se refere, principalmente,

a) ao Reino Unido que com sérios problemas econômicos chegou a sugerir o adiamento da reunião.

b) aos Estados Unidos, cujo presidente Obama trocou a viagem ao Rio pela campanha eleitoral.

c) à França, cujo presidente negou-se a discutir questões ambientais com países subdesenvolvidos.

d) à Alemanha que mantém programas e metas próprias de controle de poluição atmosférica.

e) ao Canadá que, sistematicamente, tem se recusado a participar de Conferências climáticas.

GABARITO:

1- E
2- C,E
3-B
4-B
5-C
6-B
7-A
8-B
9- C,C,E
10- C,E,C,E,E
11- B
12- A
13-B

Nenhum comentário:

Postar um comentário