domingo, 22 de setembro de 2013

Questões América Latina

QUESTÕES AMÉRICA LATINA


1-(FCC-2013) O surgimento e a expansão do Mercosul estão relacionados ao contexto da globalização. Na atualidade, este bloco econômico tem sido destacado na imprensa por um conjunto de fatos políticos de grande relevância. Sobre o Mercosul são feitas as seguintes afirmações:

I. Após o impeachment que destituiu o presidente paraguaio, os demais membros do Mercosul suspenderam a participação do Paraguai nas reuniões do bloco.

II. A integração da Venezuela ao bloco permanece suspensa devido à oposição do Uruguai e às restrições políticas da Argentina.

III. A Bolívia foi recentemente convidada a integrar o bloco como membro pleno e para isso deverá promover acertos em sua economia.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I.
b) I e II.
c) I e III.
d) II
 e) III



2-(FEPESE-2013) Em 2 de abril de 1982 a Argentina invadiu um arquipélago, ao sul do continente americano, que considera ser argentino, dando início a uma rápida, mas custosa guerra conhecida como:

a) Batalha do Chaco
b) Guerra do Pacífico.
c) Conflito de Beagle.
d) Guerra das Malvinas..
e) Batalha do Riachuelo.

3–(FUNCAB-2012) Em junho de 2012, um dos integrantes da UNASUL, bloco político formado por países da América do Sul, foi alvo de uma intensa instabilidade política que atingiu diretamente o chefe máximo do executivo desse país, o presidente:

a) Fernando Lugo.
b) Hugo Chávez.
c) Álvaro Uribe.
d) Alvaro Correa
e) Evo Morales


4-(CEFET-BA-2010) O governo de Manoel Zelaya foi derrubado por golpe militar, em junho de 2009, e o presidente do Congresso, Roberto Micheletti, foi nomeado presidente interino. Houve protestos contra os militares e a suspensão das liberdades civis, além da condenação ao golpe pela comunidade internacional.

O texto se refere a um acontecimento recente, ocorrido:
a) no Haiti.
b) na Nicarágua.
c) em Honduras.
d) na Nicaragua
e) em Costa Rica


5-(PUC-PR-2012) Leia o fragmento de notícia abaixo e assinale a única assertiva cujas palavras completam CORRETAMENTE o texto:

(1) foi destituído da presidência do (2) em processo relâmpago de impeachment votado na noite de sextafeira, 22 de junho de 2012, armado pela oposição de (3) no Senado - foram 39 votos a favor da cassação, 4 contra e duas ausências. O processo à la 'tapetão' abriu uma crise política no país, com vários protestos de organismos internacionais.

Fonte: Caros Amigos, 23 de junho de 2012.

a) 1 – Frederico Franco; 2 – Haiti; 3 – direita.
b) 1 – Fernando Lugo; 2 – Paraguai; 3 – esquerda.
c) 1 – Frederico Franco; 2 – Haiti; 3 – esquerda.
d) 1 - Fernando Lugo; 2 – Paraguai; 3 – direita.
e) 1 – Frederico Franco; 2 – Paraguai; 3 – direita.


6–(CESPE-2012–Adaptada) Os países que participam de uma nova Cúpula das Américas abrigam as 32 cidades mais violentas do mundo. Esse dado terrível já seria suficiente para que o consumo e o tráfico de drogas estivessem no centro dos debates, uma vez que violência e narcotráfico são irmãos siameses. Mas a questão das drogas só entrará nos salões da cúpula pela porta lateral. O presidente da Guatemala, um dos países que estão se transformando em Estados falidos em consequência do narcotráfico, já anunciou que quer discutir o assunto a partir de um argumento imbatível: a política atual, puramente repressiva, fracassou.
Clóvis Rossi. Drogas, tema inescapável. In: Folha de S.Paulo, 12/4/2012, p. A14 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência e considerando a amplitude do tema por ele focalizado, marque a opçao incorreta.

a) A Colômbia, país que sediou a Cúpula das Américas em 2012, permanece em guerra civil, e o Estado vai sendo derrotado pelo conluio entre narcotraficantes, milícias e guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as FARCs, cada vez mais poderosas.

b) O montante de recursos movimentado pelo tráfico de drogas ilícitas em escala global faz dessa atividade um dos principais sustentáculos do crime organizado mundial e cria um poder econômico difícil de ser enfrentado por muitos Estados nacionais.

c) O governante citado no texto sugere que erradicar a produção, interditar o tráfico e criminalizar o consumo são decisões que, integrando a estratégia de guerra contra as drogas comandada por Washington, deram resultados pífios, razão pela qual o tema deveria ser discutido em profundidade na Cúpula das Américas.

d) Zedillo, do México, Gaviria, da Colômbia, e Fernando Henrique Cardoso, do Brasil, são ex-presidentes latino-americanos que se engajaram no exame do tema das drogas e assumem posição crítica em relação a uma política de combate às drogas que obtém parcos resultados e cujo custo em vidas humanas é altíssimo.


7-(CESPE-2012) Diferentemente do ocorrido durante grande período de vigência do regime militar, quando se impôs ao país um bipartidarismo bastante artificial, com a redemocratização, a partir de 1985 e da promulgação da Constituição Federal de 1988, o pluripartidarismo pleno passou a caracterizar o cenário político brasileiro.

Assinale a opção correspondente à agremiação político-partidária que, apesar de ter exercido importante papel na história brasileira, não integra o atual cenário político brasileiro.

a) União Democrática Nacional (UDN)
b) Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
c) Partido dos Trabalhadores (PT)
d) Partido Social Democrático (PSD)
e) Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)


8-(FCC-2010) A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, em janeiro de 2010, assinou decreto que ordena o cancelamento da classificação de segurança (confidencial) a toda informação e documentação vinculada com as operações das Forças Armadas durante o período de 1976-1983, salvo aquelas relacionadas ao "conflito bélico no Atlântico Sul (Guerra das Malvinas) e a qualquer outro conflito interestatal". Para ela, passados mais de 25 anos do retorno da democracia, não é possível continuar aceitando a falta de acesso à informação e documentação, sob pretexto de segredo de Estado ou qualquer definição de segurança que impeça o conhecimento da história recente. (OESP, 7/1/2010, adaptado) .

É correto afirmar:
a) A classificação de "confidencial", aplicada a "toda informação e documentação, vinculada com as operações das Forças Armadas" durante o período de 1976-1983, a que o texto se refere, abrangia apenas os crimes comuns praticados por militares.

b) A abertura dos arquivos permitirá conhecer toda a documentação referente à atuação das Forças Armadas da Argentina, no período indicado, relativas ao confronto com a Inglaterra pela soberania nas Ilhas Malvinas.

c) A medida diz respeito às informações e à documentação sobre violações dos direitos humanos durante os anos da ditadura militar na Argentina, apontada por historiadores como uma das mais violentas na América Latina na década de 1970.

d) As Forças Armadas, anteriormente ao governo de Cristina Kirchner, já haviam determinado a abertura de seus arquivos para facilitar a transição para a democracia na Argentina.

e) O conhecimento do passado recente argentino não supõe necessariamente a abertura dos arquivos das Forças Armadas, pois todos os acusados de crimes durante a ditadura militar já foram julgados e os desaparecidos, encontrados.


9- (CESGRANRIO -2009) O ministro das relações exteriores do Brasil, Celso Amorim, ao ser perguntado sobre a entrada de um determinado país da América Latina, grande produtor de petróleo, no Mercosul, respondeu favoravelmente, alegando que o Brasil tem com esse país o maior saldo comercial e que, do ponto de vista mais amplo, geoestratégico, segue o ministro, o Mercosul:
“Deixa de ser, no imaginário das pessoas, o mercado comum do Cone Sul para ser o mercado da América do Sul, de uma grande parte dela. [O país] é nosso vizinho e tem tradições culturais, apesar da língua espanhola, muito parecidas com as nossas, muita mistura, um componente negro mais forte que outros países da América do Sul”.
Revista Carta Capital. 13 maio 2009.

O país latino-americano a que se refere o ministro é a
a) Bolívia.
b) Colômbia.
c) Costa Rica.
d) Nicaragua
e) Venezuela


10-(FUVESP-2010) No dia 24 de julho de 2010, o jornal "O Estado de S. Paulo" informava que "mais cinco presos políticos libertados pelo regime de Raúl Castro" haviam chegado "a Madri, unindo-se aos 15 dissidentes já soltos por Cuba nas duas últimas semanas".

O governo de Havana se comprometeu a libertar um total de 52 presos em virtude de:
a) negociação articulada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
b) compromisso assumido pelo presidente Barak Obama de deixar Guantánamo.
c) promessa de Fidel Castro ao presidente Hugo Chávez, da Venezuela.
d) acordo com a Igreja Católica de Cuba.
e) parecer da Corte Internacional de Justiça.


11-(FUVEST-2010) No dia 23 de julho de 2010, a BBC Brasil noticiava:
“Secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), o ex-presidente argentino Néstor Kirchner, se reunirá com os presidentes de Colômbia e Venezuela para mediar a crise entre os dois países, agravada após o rompimento de relações diplomáticas, na última quinta-feira (22)”.

As declarações do embaixador colombiano Luis Hoyos, em uma reunião extraordinária da OEA, foram decisivas para que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciasse o fim das relações entre os dois países. Segundo Hoyos,

a) havia pelos menos 87 acampamentos guerrilheiros consolidados na Venezuela e cerca de 1,5 mil rebeldes.

b) forças venezuelanas haviam penetrado em território colombiano em nítido desrespeito aos anteriores acordos de paz.

c) aviões da Força Aérea Venezuela haviam invadido o espaço aéreo colombiano em 20 de julho deste ano.

d) o exército venezuelano estaria fornecendo armas e munições a grupos ligados às Farc.

e) a Venezuela estaria fornecendo, gratuitamente, combustível para manter em ação grupos ligados às Farc.


12-(CONSULPLAN-2013)“Foi determinado pela Justiça do Chile para dirimir quaisquer dúvidas sobre a causa de seu falecimento, em 23 de setembro de 1973 – 12 dias após o golpe militar que derrubou o presidente socialista Salvador Allende e instaurou a ditadura de Augusto Pinochet.”
(Revista Época. Edição nº 2260, 13 de março de 2013. p. 26.)

O trecho da reportagem anterior diz respeito a qual poeta chileno, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1971, filiado ao partido comunista deste país, que está tendo a causa de sua morte questionada?

a) Octavio Paz.
b) César Moro.
c) Pablo Neruda
 d) Enrique Molina


13 - Analise as questões abaixo relativamente ao tema Mercosul

I. O processo de Integração regional no âmbito do Mercosul se deu com a assinatura do Tratado de Assunção pelos Governos da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile;

II. A presidência Pro Tempore, conforme versa o Tratado de Assunção e o Protocolo de Ouro Preto se exerce por ordem alfabética de rotação por períodos de um ano, sendo atualmente (julho 2012) exercida por Dilma Rousseff;

III. A formalização da entrada da Venezuela como membro pleno, está prevista para a reunião de 31 de junho 2012, decisão tomada na reunião anterior do Mercosul realizada em Misiones, Argentina;

IV. Na reunião de junho 2012, os sócios decidiram suspender o Uruguai das prerrogativas de voz e voto no bloco após o impeachment de Fernando Lugo;

V. Até a reunião de junho, o Uruguai era o único país do grupo que não havia ratificado a adesão da Venezuela ao Mercosul;

Marque:

a) se todas as assertivas estiverem corretas.
b) se as assertivas II,III, IV e V estiverem corretas.
c) se as assertivas IV e V estiverem incorretas.
d) se todas as assertivas estiverem incorretas.


GABARITO:

1-C
2-D
3-A
4-C
5-D
6-A
7-A
8-C
9-E
10-D
11- A
12-C
13 - D

Nenhum comentário:

Postar um comentário