quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Questões Conflitos Oriente Médio, Africa e Ásia

1 – (CESPE 2012) Das ruas de Túnis à Praça Tahir e mais além, os protestos desencadeados em todo o mundo em 2011 nasceram na Internet e nos diversos recursos que permitem interagir com ela.
O Estado de S.Paulo, 6/1/2012, p. A13 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e que a Internet é um dos fatores constitutivos da era da informação e do conhecimento que caracteriza a contemporaneidade, assinale a opção correta.

a) Em virtude de a ciência ser, por definição, área incólume a ideologias, a tecnologia que ela gera não propicia suporte a manifestações políticas ou doutrinárias.
b) A primavera árabe, manifestação que afastou o islamismo da esfera política, foi um dos movimentos populares que empregou diversas tecnologias na luta contra regimes ditatoriais.
c) As primeiras manifestações vinculadas ao uso da rede mundial de computadores como instrumento de ação política datam da guerra fria, sobretudo por ocasião da crise dos mísseis em Cuba (1962).
d) A Internet consiste em importante instrumento político nos dias atuais, porque, entre outras razões, mostra-se imune à censura e a bloqueios de regimes autoritários.
e) Na atualidade, a tecnologia contribui para a ampliação das manifestações políticas contra regimes autoritários, constituindo em importante instrumento para a conquista de liberdades básicas.



2- (CESPE 2012) O embargo da União Europeia ao petróleo iraniano — divulgado pela imprensa mundial em julho de 2012 — consiste em uma das mais duras sanções econômicas impostas ao Irã em trinta anos. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as pressões da comunidade internacional sobre o sistema político iraniano pretendem forçar o regime dos aiatolás a :

a) afastar-se do Conselho de Segurança da ONU.
b) retirar-se da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), enfraquecendo-a.
c) dividir o poder com a minoria formada pelos curdos.
d) desistir de seu programa nuclear.
e) promover a paz com o Iraque, país sob o comando de Saddam Hussein.


3 - (CESPE 2012) A Primavera Árabe caracterizou-se por uma série de manifestações e revoltas populares contra os regimes políticos ditatoriais de países do norte da África e do Oriente Médio. Acerca desse processo político e de suas consequências, assinale a opção correta.
a) Em Israel, a maioria da população árabe busca, por meio de uma nova Intifada, ou revolta popular, igualdade de direitos.
b) Na Líbia, deflagrou-se uma guerra civil que se encerrou com a destituição do general Muammar Kaddafi do poder e a divisão do território do país entre os diversos grupos rebeldes.
c) Na Síria, as manifestações populares resultaram na convocação de eleições livres e democráticas no 1.º semestre de 2012.
d) No Egito, as eleições populares foram vencidas pelo candidato da Irmandade Muçulmana, uma organização política de inspiração religiosa.
e) Na Tunísia, os protestos se transformaram em uma guerra civil não declarada que já causou a morte de milhares de pessoas.


4- ( FGV - 2010)“No ano de 1947, a assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a criação de um Estado judeu na Palestina. Os dois países que concentravam a bipolaridade de forças na época, EUA e URSS, eram favoráveis, assim como a opinião pública internacional após o genocídio nazista ocorrido na 2ª Guerra Mundial.” O enunciado está se referindo à criação de que país (ES) ou organização?

a) Israel.
b) Cisjordânia.
c) Jordânia.
d) Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental.
e) Organização de Libertação da Palestina (OLP).


5 - (ESAF - 2012) Transformando-se em referência da atual ordem econômica global, a China apresenta invejáveis índices anuais de crescimento e amplia sua presença nos mercados mundiais. Relativamente a essa trajetória chinesa, que vence a barreira do atraso e da miséria e se insinua como potência mundial, assinale a opção correta.

a) As reformas introduzidas por Deng Xiaoping, ainda que vigorosas, reafirmam o modelo de economia socialista que tanto êxito obtivera durante as décadas de liderança incontestável de Mao Zedong.
b) Ao escolher não ingressar na Organização Mundial do Comércio (OMC), por certo que a China pretendeu ganhar liberdade para agir no comércio global, não se submetendo às imposições legais a que estão sujeitos seus concorrentes.
c) Um dos aspectos mais notáveis apresentados pela renovada China dos dias atuais é a convergência entre duas formas de abertura: a econômica, que promove o crescimento, e a política, que democratiza o país.
d) A transformação da China em potência mundial implica, além de mudanças na orientação da economia, pesados investimentos na educação, cujo sistema baseado no mérito remonta ao passado imperial do país.
e) Apesar das visíveis mudanças de comportamento, a China ainda mantém forte viés ideológico em sua inserção internacional, privilegiando as relações com os inúmeros parceiros identificados com a causa revolucionária marxista.

6 – (CESPE – 2011) O Irã está envolvido em polêmicas relacionadas ao uso de energia nuclear e à possibilidade de uso dessa energia para a construção de uma bomba atômica. Com relação a essa polêmica e aos desdobramentos por ela suscitados, julgue os próximos itens.

( ) Acompanhando a decisão norte-americana, o Brasil votou a favor de sanções contra o Irã.
( ) Em junho de 2010, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas aprovou novas sanções ao Irã.
( ) Brasil e Turquia selaram acordo com o Irã, mediante o qual este país se comprometeu a enviar urânio em troca de combustível enriquecido para uso em aplicações de natureza pacífica.


7 – (Cespe- adaptada) Sobre os movimentos que atingiram paises árabes, em especial à Siria, assinale a opção que apresenta o julgamento sobre as opções abaixo:

(_) A crise política da Síria é movida basicamente por questões religiosas, muito em virtude de a Síria ser o único país árabe cuja maioria da população é cristã.
(_) Um dos aliados do governo sírio é a Rússia, grande fornecedora de armas para esse governo. 
(_) O governo de Bashar Assad, como o de seu pai, legitimava-se politicamente em uma ideologia de nacionalismo pan-árabe e de oposição a Israel. 
(_) Ao contrário de outros países da região, a Síria é uma ditadura militar cujo governante-mor, Bashar Assad, foi o responsável pela introdução da sharia, a lei islâmica, razão pela qual foi instaurada a revolta das minorias religiosas do país. 

a) E – E – C – E 
b) E – C – C – E 
c) C – E - E – C 
d) C – C – E - E


8 - (CESGRANRIO- 2010) Leia as afirmativas sobre a situação atual da China.

I - A expansão econômica da China é expressiva desde o final da década de 70, quando o país adotou reformas econômicas importantes.
II - Com o avanço do crescimento do PIB, a China alcançou índices de riqueza per capita bastante elevados.
III - A transformação da China – país de aproximadamente 1,35 bilhões de habitantes em superpotência – já é um dos temas mais estudados no mundo.
IV - Uma das explicações divulgadas para o sucesso chinês está no fato de adotar, junto ao modelo econômico de base estatal, mecanismos importantes da economia de mercado, suprimindo qualquer oposição ao seu projeto de resgate de potência.
V - A ascensão chinesa pode ameaçar o restante do mundo pela corrida por matérias–primas e pelos riscos ambientais relacionados ao seu crescimento econômico.

Está correto APENAS o que se afirma em:
a) I e II.
b) III e IV.
c) II, III e V.
d) I, II, III e IV.
e) I, III, IV e V.


9 - (VUNESP-2013) A ONU reagiu ontem condenando (...) como “ato de provocação”, e há expectativa de que o órgão amplie as sanções ao país. Desafiando a reprovação internacional, (...) é o segundo ato desde que Kim Jong-un assumiu o comando da Coreia do Norte. (Folha de S.Paulo, 13.12.2012. Adaptado)

O “ato de provocação”, em dezembro de 2012, foi

a) o ataque a uma ilha disputada com a China.
b) o lançamento de um foguete de longo alcance.
c) a detonação de uma ogiva nuclear no Oceano Pacífico.
d) a invasão do território sul-coreano pela zona desmilitarizada.
e) a expulsão de inspetores da ONU que visitavam as usinas nucleares.


10- ( Cesgranrio – 2012 – CEF) O presidente norte-coreano Kim Jong-un comprometeu-se com negociadores estrangeiros a suspender o programa de enriquecimento de urânio, os testes nucleares e os lançamentos de mísseis de longa distância. Também consentiu a inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica que visitem os prédios onde há atividades nucleares.
Revista Veja. São Paulo: Abril. ed. 2259, ano 45, n.10, mar. 2012, p.76. Adaptado.
Esse comprometimento norte-coreano tem como contrapartida estrangeira o recebimento de:
a) alimentos enviados pelos Estados Unidos
b) armamentos convencionais cedidos por Israel
c) commodities procedentes de países do Mercosul
d) ajuda humanitária proveniente das Nações Unidas
e) investimentos externos diretos oriundos da União Europeia


11- (FCC – 2011- adaptada) Uma reportagem publicada pelo jornal The New York Times (NYT) na noite de quarta-feira (31/03/11) revelou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou “há semanas” uma autorização para que a CIA (a principal agência de Inteligência dos EUA) atue [no país] dando armas e outros tipos de ajuda para os rebeldes que tentam derrubar o ditador (…). Segundo o NYT armas ainda não foram entregues pois o ocidente debate como e se vai fazer isso. Enquanto a decisão não é tomada, a CIA age em outras frentes.(http://colunas.epoca.globo.com/ofiltro/2011)

A notícia trata da intervenção dos Estados Unidos:

a) no Irã.
b) na Líbia.
c) no Afeganistão.
d) na Tunísia.
e) no Síria


12 - (...) um dos países mais pobres do mundo, com uma população que vive majoritariamente com menos de R$ 2 por dia e em que apenas 26% dos cidadãos são alfabetizados. Existem muitos refugiados do norte do país em Bamako. Vivem no norte, menos de 10% da população, no meio do Deserto do Saara. A vida que já é muito dura, e as condições só pioraram com a guerra.
(http://g1.globo.com/bomdiabrasil/noticia/2013. Adaptado)
O governo francês insistiu que continuará com suas operações militares até que a totalidade do território esteja livre. (...) Esse respaldo incluirá uma via econômica com a recuperação da ajuda ao desenvolvimento suspensa em resposta ao golpe de Estado do ano passado.
(Noticias.terra.com.br, 05.02.2013. Adaptado)
Os textos referemse ao conflito no/na

a) Mali.
b) feganistão.
c) Síria.
d) Somália.
e) TimorLeste



GABARITO: 
1 - C
2 - D
3 - D
4 - A
5 - D
6- E, C, C
7 - B
8 -  E
9 - B
10 - A
11 - B
12 - A

Nenhum comentário:

Postar um comentário